Luanda, 26 de Janeiro de 2024 – A Organização Humanitária Kanda-Iniciativa promoveu, nesta sexta-feira, a Conferência Nacional de Capacitação de Intérpretes de Língua Gestual no Sistema Judicial Angolano, um marco importante na promoção da inclusão e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência auditiva.
O evento decorreu no Auditório do Edifício Michael Kennedy, da Universidade Católica de Angola, e reuniu cerca de 200 participantes, entre membros da Associação Nacional de Surdos de Angola, da Associação de Intérpretes de Língua Gestual – com representantes de todas as províncias do país – bem como organizações da sociedade civil, Ordem dos Advogados de Angola e membros do corpo diplomático acreditado em Angola.
Fundada em 2021 por João Kanda Bernardo, Embaixador da Paz e primeiro angolano Fellow do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a ONG Kanda-Iniciativa tem como missão quebrar barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes, fortalecendo a inclusão no acesso à justiça e a outros serviços essenciais.
A conferência abordou temas centrais, como:
- Direitos Humanos na Perspectiva de Políticas de Inclusão para Pessoas
com Deficiência; - Os Desafios de um Advogado na Defesa de um Constituinte Surdo;
- A Actuação do Intérprete de Língua Gestual em Fórum Jurídico.
Entre os prelectores, destacaram-se o Dr. Daniel Chitongua Joaquim, Director-Adjunto do Centro de Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Católica de Angola, e a académica brasileira Dra. Marina Evaristo, com vasta experiência como intérprete de língua gestual na Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Brasil).
Com iniciativas como esta, a Kanda-Iniciativa reafirma o seu compromisso em construir uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária, onde a comunicação não seja uma barreira para o exercício da cidadania.
Deixa nos um comentário